Empreendedorismo feminino na indústria brasileira de games

0
Érika Caramello | Dyxel Gaming
Érika Caramello em palestra no Pixel Show 2019. Acervo pessoal.

19 de novembro é comemorado o Dia do Empreendedorismo Feminino, data criada em 2014 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar o protagonismo das mulheres nos negócios. De acordo com o Global Entrepreneurship Monitor, o Brasil possui 30 milhões de mulheres brasileiras empreendedoras, correspondendo a 48,7% do total. Em 2020, o número de empreendedoras por necessidade no país aumentou em 40%, segundo a Rede Mulher Empreendedora.

Focando na área de games, o II Censo da Indústria Brasileira de Games, realizado em 2018, apontou que, nas 375 empresas respondentes da pesquisa, há 166 sócias nas desenvolvedoras, enquanto as organizações de apoio ao desenvolvimento e serviços em jogos digitais contam com 37 sócias. Assim, apesar da participação da mulher na indústria, poucas ainda ocupam cargos de decisão e poder. O censo também indicou que apenas 8 estúdios de games declararam ter sócias afrodescendentes, mostrando a pouca participação desse grupo na indústria nacional de games.

“Olhando para o mercado, acredito que a participação feminina em postos de liderança aumentou um pouco nestes últimos dois anos”, ressalta Érika Caramello, CEO da Dyxel Gaming, que foi agraciada em 2021 com sendo uma das mulheres que estão transformando a indústria de games no Brasil em matéria no portal InfoMoney. Ela ressalta algumas iniciativas que podem ter contribuído sobremaneira para essa situação, tais como a realização de game jams cada vez mais voltadas especificamente para este público – Women Game Jam, Game Jam das Minas e Sampa Diversa -, oferecendo uma rede de apoio e networking fundamentais para ingressar e empreender na área, bem como o crescimento da área de marketing nos estúdios, impulsionado pelas práticas na indústria de e-sports. “Acho fundamental a presença de líderes para que outras mulheres também se vejam ocupando estes espaços”, diz Érika citando Camila Malaman (Webcore Games), Flávia Gasi, Julia Stateri (Oficina Lúdica) e Ivelise Fortim (Homo Ludens) como sendo algumas de suas amigas contemporâneas que fazem a diferença na área.