Em função da realização do evento BIG Festival, que acontece nesta semana em São Paulo (SP), o programa de exportação Brazil Games, sob o intermédio da Abragames e da Apex Brasil, lançou a edição 2022 da pesquisa sobre a Indústria Brasileira de Games. Essa pesquisa é uma continuidade dos Censos da Indústria Brasileira de Games, editados nos anos de 2014 e 2018, e traz um panorama da produção de jogos no país, contemplando o período da pandemia. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2022 sob a responsabilidade da Homo Ludens Research & Consulting, empresa parceira Dyxel Gaming, que nos delegou a revisão técnica do documento.
Em suas 151 páginas, “a pesquisa mostra não somente o estado da arte da nossa indústria, com as principais empresas do setor, os games que desenvolvemos e os grandes desafios atuais, mas também apresenta um pouco da nossa história no cenário mundial”, ressalta Érika Caramello, CEO da Dyxel e responsável pela revisão técnica. Para ela, foi incrível relembrar os primeiros games e estúdios brasileiros, que trouxe conhecimento para o cenário atual, especialmente nas empresas que atuam nas plataformas móveis. Inclusive, na pesquisa há uma menção para um prêmio internacional obtido em 2011 pela 8D Games, antigo estúdio fundado por Érika, para um game desenvolvido em Flash para o Instituto Socioambiental. “Uma pesquisa desse porte serve de referência no mercado e na academia, não somente no Brasil. Isso é muito importante, pois boa parte dos registros da história da nossa indústria ficaram em revistas, matérias na imprensa e em documentários em vídeo que nem sempre chegam num número expressivo de pessoas. Trata-se de uma oportunidade ímpar de visualizar também como enfrentamos a pandemia, com equipes inteiras trabalhando freneticamente de forma remota, e traçar os próximos passos para o setor”, finaliza.
A pesquisa na íntegra está disponível gratuitamente para download no site da Abragames.