Durante a realização do evento BIG Festival, em julho de 2022, a Abragames e a ApexBrasil divulgaram a pesquisa da Indústria Brasileira de Games 2022, elaborada pela empresa Homo Ludens. Esta pesquisa é o maior estudo da indústria de games do Brasil e já está em sua terceira edição. Nesta edição, a CEO da Dyxel Gaming, Érika Caramello, foi a responsável pela revisão técnica do documento.
Um dos diferenciais desta pesquisa é o breve histórico da indústria de games no Brasil, dos anos 80 até os dias atuais, destacando as 10 maiores empresas atuantes no setor. Também foi apresentada uma série de fusões e investimentos, bem como os jogos que brilharam no Brasil e no mundo, com seus prêmios. Entre os jogos em destaque, foi citado o Aldeia Virtual, um advergame produzindo para o Instituto Socioambiental pela empresa 8D Games, fundada em 2008 pela CEO da Dyxel Gaming, Érika Caramello.
A pesquisa na íntegra está disponível para download no site da Abragames.
+ Abragames
Segundo o site da entidade, a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais surgiu em 2004 como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. Hoje tem como objetivos organizar, coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.
+ ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira, segundo informações de seu site. A ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
+ Links
+ Imprensa
Abragames traça o mapa da indústria brasileira de jogos em momento histórico | Fast Company – 12/8/2022
Conheça as principais empresas de games do Brasil | Folha de São Paulo – 23/7/2022
Em quatro anos, indústria brasileira de games cresceu 169% | Forbes – 9/7/2022
Indústria de games cresce no Brasil, e número de estúdios salta 169% em quatro anos | Pequenas Empresas Grandes Negócios – 7/7/2022