No dia 13 de março, a CEO da Dyxel Gaming, Érika Caramello, organizou na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo (SP), a aula aberta intitulada Comunicação em Jogo: marcas, advergames e newsgames, da disciplina de Advergames ministrada por ela no curso de Pós-Graduação em Marketing e Publicidade em Mídias Digitais. O evento contou com a participação de palestrantes especializados na área de games.
Representando a Pesquisa Game Brasil, maior pesquisa sobre consumo gamer no Brasil, que completa 10 anos em 2024, palestrou Carlos Silva, estrategista em soluções digitais e comunicação, com mais de 20 anos de experiência, e atual CEO & Head of Gaming na unidade de negócios Go Gamers, e Mauro Berimbau, doutorando em comunicação e consumo pela ESPM que pesquisa o consumo gamer e também é consultor na Sioux Go Gamers para advergames, gamificação e Pesquisa Game Brasil.
Representando a Webcore Games, estúdio paulistano especializado no desenvolvimento de advergames e games autorais, discursou Fernando Chamis, sócio da Webcore e criador da divisão de jogos da empresa em 2007, bi-campeão do prêmio de melhor jogo nacional e com 8 projetos premiados no Cannes Lions, também foi presidente da Abragames na gestão 2016/2017.
Por fim, representando a Lizards Games, estúdio brasiliense que possui em seu portfólio o newsgame Capital Fire que retrata os recentes atos antidemocráticos na capital federal, participou online Alex Leal, jornalista na Band News Brasília, professor, gamedev e CEO da Lizards Games.
O auditório da Cásper Líbero ficou repleto de estudantes, profissionais e interessados nas áreas de comunicação e jogos digitais. Berimbau e Silva apresentou um resumo da recém-lançada 10ª edição da Pesquisa Game Brasil, especialmente os pontos relacionados à presença de marcas. Chamis, por sua vez, apresentou os cases do seu estúdio, trazendo à berlinda questões importantes como briefing, tempo de desenvolvimento, propriedade intelectual e licenciamento. Por fim, de forma remota, Leal fez um breve gameplay de seu newsgame, apontando como fatos jornalísticos podem ser incluídos nas narrativas dos games.
“Como publicitária de formação e profissional na área gaming, é uma felicidade ter a liberdade de propor um evento como esse dentro da Faculdade Cásper Líbero, referência na área da comunicação brasileira. Isso mostra o comprometimento da faculdade em ampliar as interseções do mercado de comunicação com as novas tecnologias, especialmente com os games”, ressalta Caramello. O evento foi gravado e, em breve, a Cásper Líbero divulgará online cortes dos principais momentos da discussão. Futuramente, a faculdade sediará uma semana geek, e a participação da Dyxel Gaming já está confirmada.