Neste dia 24/3, a Dyxel Gaming completa 3 anos no melhor estilo: participando da Game Developers Conference 2023, em São Francisco (CA), como empresa expositora no stand do Brasil. Sua CEO, Érika Caramello, participa dessa edição marcada pelo retorno das atividades presenciais.
Estar neste grande evento da indústria, numa idade tão icônica na conquista de direitos do público LGBTQIAPN+, só reforça que há pares também engajados na indústria. No credenciamento da GDC 2023, a diversidade se fez presente com a distribuição de fitas adesivas que podiam ser anexadas aos crachás com os pronomes pessoais a serem utilizados ao fazer referência aos participantes. Nas depedências do Moscone Center, haviam banheiros com placas informando ser All Gender, ou unissex, usados pelos conferencistas como deve ser: de forma muito natural, como é no banheiro de qualquer residência. Na noite da premiação dos jogos indies e AAA, executivos da Microsoft se pronunciaram a favor da diversidade nos jogos, sendo fortemente aplaudidos pelo auditório lotado. Nesta noite, o jogo Queer Man Peering Into a Rock Pool concorreu a duas categorias. No dia seguinte, destaque para o evento Gaming for Everything, promovido pela Microsoft Xbox. Ainda, uma série de livros com temáticas plurais e diversas estavam disponíveis para venda na loja oficial da GDC. Stands de empresas com plataformas de games que vão contra a toxidade da comunidade também eram vistas entre os expositores. Na missão brasileira, 10 gamedevs pertencentes a grupos plurais e diversos tiveram acesso total ao evento através de ação de distribuição de ingressos por parte do Conselho da Diversidade da Abragames.
“É impressionante ver tudo isso num evento da área gaming, especialmente para quem vem do Brasil, onde existe tanta resistência à diversidade. Isso só confirma que estamos no caminho certo, inserindo mais pessoas na área, seja como gamedevs ou como gamers”, afirma Érika. Na bagagem, novos contatos que gerarão futuros contratos. “A ideia é essa: fazer a diferença na área e na vida dos membros dos estúdios associados da Dyxel”, ressalta.
Durante o evento, Érika colabora com o site Drops de Jogos na cobertura, trazendo entrevistas inéditas com a delegação do país, que podem ser vistas no Guia Dyxel na GDC 2023. A viagem para a GDC 2023 foi possível perante o incentivo do Creative SP, do Invest SP, do Governo do Estado de São Paulo, bem como pelo ingresso concedido pelo Conselho da Diversidade da Abragames.
Que venham muitos mais anos, games e missões internacionais para a Dyxel!