O artigo científico “A diversidade na indústria brasileira de jogos”, de autoria da CEO da Dyxel Gaming, Érika Caramello, do especialista em Diversidade & Imprensa da Dyxel, Vicente Darde, e de Ivelise Fortim, da Homo Ludens, foi aceito para publicação na chamada da 3ª Edição Coletânea – TIC, Governança da Internet, Gênero, Raça e Diversidade, organizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
A publicação é de extrema importância para os três autores, que são pessoas pertencentes a grupos plurais e diversos que atuam na indústria de games e também possuem carreiras acadêmicas como professores doutores em instituições de ensino superior. Ivelise foi a organizadora da Pesquisa da Indústria Brasileira de Games 2022, feita pela Abragames em parceria com a Apex Brasil, e que serviu de referencial principal do artigo.
Para Érika, responsável pela revisão técnica da pesquisa, “espera-se que a área de games ganhe amplitude na discussão de diversidade na tecnologia, bem como apresente as iniciativas do setor”. Ela destaca que o artigo apresenta um diferencial, trazendo um breve histórico de pessoas diversas que fazem parte da indústria. “Do primeiro desenvolvedor de jogos no Brasil, que ainda se encontra em atividade, até o aumento de mulheres na liderança de empresas do setor, passando por ex-presidentes da principal associação do mercado, foi pensado em mostrar um panorama de que a diversidade sempre está presente na área gaming”, ressalta.
A coletânea do NIC.br e CGI será lançada nesta quinta, dia 27 de abril, em São Paulo (SP). O evento será transmitido online no canal NICbrvideos do YouTube.