Acontece nos dias 17 e 24/5 e 7/6, a partir das 19h, o curso Cooperativismo e Políticas Públicas para Games, promovido pelo SESC Avenida Paulista e ministrado pelos cofundadores da Rede Progressista de Games (RPG), Érika Caramello (Dyxel) e Pedro Zambarda (Drops de Jogos). A iniciativa partiu do convite do SESC, com o intuito de trazer o cenário dos trabalhadores do ecossistema de games no Brasil, em homenagem ao mês do trabalhador.
Na primeira aula, o tema central gira em torno do Ecossistema de Games no Brasil, trazendo um breve histórico e ressaltando criação dos primeiros jogos, estúdios, cursos de ensino superior, eventos, associações, imprensa e afins. Também conta com um bate-papo com o game designer e professor universitário Alan Richard da Luz sobre as possibilidades de atuação na cena gaming brasileira.
Já no dia 24/5 é discutido O que está em jogo na atualidade, com foco em casos públicos de assédio, crunch time, outsourcing, propriedade intelectual, layoffs, sindicalização, monetização, impostos, uso de inteligência artificial e plataformas. Para colaborar com o tema, o jornalista da área gaming Rique Sampaio aborda a precarização do trabalhador do setor de games.
Por fim, no terceiro encontro, o assunto Estratégias políticas para virar o jogo pretende elencar agentes públicos em prol de formação, produção, empreendedorismo, inovação, internacionalização, investimento e legislação da área gaming no Brasil. Encerrando as atividades, um bate-papo com a fundadora da Perifacon, Andreza Delgado, sobre a potência da periferia como inovação e ampliação de públicos no cenário gaming.
O curso é totalmente gratuito e online, focado nos trabalhadores do ecossistema de games, estudantes e demais interessados, e está disponível no canal do YouTube do SESC Avenida Paulista. Outras informações podem ser obtidas no site do SESC Avenida Paulista.