A Rede Progressista de Games (RPG) congrega pessoas, associações e demais instituições do ecossistema de jogos digitais do Brasil para a elaboração de políticas públicas. Compreende agentes das áreas da indústria, educação, esports, imprensa e afins, com o objetivo de alavancar as políticas públicas no setor de videogames, proporcionando o desenvolvimento dessa indústria criativa e transformando o país em referência mundial.
- MISSÃO
Engajar agentes do ecossistema de games do Brasil em prol do desenvolvimento de políticas públicas do setor. - VISÃO
Transformar o Brasil em referência mundial progressista na indústria criativa de games. - VALORES
Desenvolvimento. Vanguarda. Criatividade. Diversidade. Educação. Respeito.
A RPG teve origem em maio de 2022 no Comitê Lula Play, uma iniciativa do Instituto Lula junto a representantes da área gaming. Na ocasião, o comitê agregou 30 pessoas, responsáveis pela elaboração da Cartilha Lula Play, um documento que elenca as necessidades do setor e foi entregue e abraçada na campanha 2022 do então candidato à presidência da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
Após a sua vitória na eleição, o grupo ampliou as conversas com entidades e profissionais do setor, passando de comitê para a denominação atual RPG, assumindo o papel de colaborar de forma consultiva e propositiva para as demandas e progresso da área junto ao governo federal. Já foram realizadas reuniões em 2023 junto a diferentes instâncias do governo federal e agentes políticos progressistas, incluindo Guilherme Boulos (deputado federal | PSOL SP), Sâmia Bomfim (deputada federal | PSOL SP), MDIC, MinC e BNDES.
Em 28 de junho de 2023, a RPG promoveu em São Paulo (SP) o evento 1º Encontro Progresso dos Games no Brasil, que contou com a participação de gamedevs, políticos e do ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, e o apoio de instituições como Abott’s, Drops de Jogos, Dyxel, Fam, Games For Change Latam e Instituto Lula, entre outros.
+ Links
Rede Progressista de Games (RPG)
+ Imprensa
Em São Paulo, ministro Silvio Almeida propõe parceria com a indústria de games para promover direitos e combater violências | MDH – 29/6/2023